O Guia do Mochileiro das Galáxias - Resenha

segunda-feira, outubro 09, 2017

O Guia do Mochileiro das Galáxias - Resenha

Já imaginou viver uma aventura espacial? Viajar no tempo-espaço? Qual improvável seria isso? Por isso hoje quero te contar um pouco mais sobre a série de livros "O Guia do mochileiro das galáxias" que foi escrita por Douglas Adams e possuí um tom de ficção-científica com críticas humorizadas. 


A série se divide em 5 livros onde toda história se desenvolve, não muito bem por sinal, e por isso irei avalia-los em conjunto mas pontua-los individualmente! 

O guia do mochileiro das galáxias 
O guia do mochileiro das galáxias

Ah, vida! Não me falem de vida.
A história se desenvolve em torno de Arthur Dent um terráqueo que está enfrentando problemas a mais do que os do seu cotidiano de ser humano, estão tentando destruir sua casa para a construção de um desvio mas mau ele sabia que não era somente sua casa que está para ser demolida e sim o planeta terra por completo porém para sua sorte seu amigo Ford Prefect de Betelgeuse sabia e poderia salvá-lo! E foi exatamente o que aconteceu e este primeiro livro gira em torno dessa "fuga". Muita coisa para se conhecer em tão pouco tempo afinal o universo é o universo né não!? Com um toque de bom e humor e cheio de críticas sociais, com uma linguagem rebuscada Douglas Adams te leva em uma aventura sobre a descoberta da resposta da vida do universo e tudo mais e alcança um nível elevado de entusiasmo com sua história mantendo assim o leitor ansioso para o próximo livro! 

Pois é. Eu, com um cérebro do tamanho de um planeta, e eles me mandam buscar vocês e levar até a ponte de comando. Que tal isso como realização profissional?

O restaurante no fim do universo  

Um restaurante no fim do universo
O livro é uma continuação da série e pode se dizer que Douglas Adams consegue chegar ao ápice da história te levando a viajar no espaço-tempo de um restaurante no fim do universo ao planeta terra pré-histórica! O livro deixa uma expectativa bem Alta para o terceiro livro! 

É loucura dizer que você sabe o que está acontecendo com as outras pessoas.
- Do futuro? - exclamou Zaphod. - Mas o que esse troço está querendo? Um plano de aposentadoria?
O principal problema - um dos principais problemas, pois são muitos -, um dos principais problemas em governar pessoas, está em quem você escolhe para fazê-lo.

A vida o universo e tudo mais 

A vida o universo e tudo mais
Um livro decepcionante, Adams demorou um bom tempo para escrevê-lo e devido ao espaço de tempo sua visão de mundo mudou, suas críticas e concepções diferem gritante dos dois primeiros livros. Em minha opinião esse livro ficou mais como uma encheção de salsicha do que história em si, é preciso dele realmente para a compreensão da história por completo mas poderia ter avançado a história muito mais rápido e transformado este livro em capítulos! O livro em si talvez seja bom mas por estar em uma sequência onde a história já tinha atingido o seu ápice acabou tornando-se ruim, Demorei mais do que o esperado para leitura deste livro de tanto que ela se arrastou. 
Faça o que quiser. Faça bem-feito.
Passou por um daqueles momentos de crise de identidade, quando você subitamente se volta para dentro e começa a pensar:"Quem sou eu? Quais minhas realizações? Estou indo bem?" Ele soluçou baixinho.


Até mais e obrigado pelos peixes 

Até mais e obrigado pelos peixes
Em vista do seu antecessor não é tão ruim assim mas não chega ao pés dos dois primeiros pois aqui temos uma reviravolta na história a qual ninguém esperava e que não só poderia mas como frustrou um pouco de minhas expectativas como leitor em relação ao desenvolver da história. Pra mim este livro fica no sentido de já que o terceiro não deu muito certo vamos dar meia volta e tentar outra vez, o que fluiu um pouco melhor mas ainda assim não trouxe a expectativa da história. 



Praticamente inofensiva 

Praticamente inofensiva
Algo que todos dizem e eu concordo é que este livro pode ser visto como independente afinal mais uma vez, Adams, teve um bom espaço de tempo e afinal a história já não estava rendendo mais não é mesmo? Então sua aposto foi lançar um livro meio que "nos bastidores" sim o livro tem bem essa pegada pois ele retorna no tempo da história de uma tal forma que realmente parece um livro por trás do livro, sabe como? O que me deixa mais chocado neste livro é o final que simplesmente eu não esperava aquilo! Pensei que seria algo muito mais surpreendente porém foi algo simples e algo esperado desde o primeiro livro! 

"A maior diferença entre uma coisa que pode pifar e uma coisa que não pode pifar de jeito nenhum é que, quando uma coisa que não pode pifar de jeito nenhum pifa, normalmente é impossível consertá-la."

Enfim, pra mim a história se resume nos dois primeiros livros! O terceiro e o quarto foram somente para estender a história e o quinto uma história muito independente. Vale a pena ler se você gosta de uma aventura científica que envolve o universo e se você está em busca do sentido da vida (Não se iluda achando que a resposta é das boas). 

ASSISTA AO VÍDEO



Obs- Está observação dedico a todos os cristãos que desejam ler a série de livros, Douglas Adams mostra-se um ateu declarado em seus livros e se você não está muito bem com sua fé ela pode ser ainda mais abalada com este livro pois Douglas traz questões que somente quem tem convicção de sua fé sabe soluciona-las já os que não tem acabam deixando se levar e perdem a sua fé. Tenha muito cuidado com esta leitura, um abraço e que Deus te abençoe! 

Então é isso, eu fico por aqui, tchau e até um próximo post. 

You Might Also Like

0 comentários

About Me

Like us on Facebook